Texto I para as questões de 11 a
15.
Consumismo
[...]
Para
planejar melhor suas vendas - e fazer com que as pessoas consumam mais -, os super-mercadistas
já dispõem de algumas informações. Em primeiro lugar, sabem que o consumidor
permanece durante uma média de 40 minutos dentro do supermercado, onde são
apresentados de 4 a 6 mil produtos. Dessa forma, o consumidor só conta com
alguns segundos para registrar tudo o que vê e decidir o que comprar. Por outro
lado, sabe-se também que 50% dos produtos vendidos em supermercados são comprados
por impulso. Isso significa que entre as mercadorias de compra planejada, como
o leite e o açúcar, entre outros, devem ser colocadas outras mercadorias, não
programadas, que atraiam a atenção do consumidor.
[...]
(Istoé Tudo - o livro
do conhecimento. São Paulo: Três, s.d. p. 174-7. In:(AMARAL, E. (et al). Novas
Palavras. São Paulo: FTD, 2003.).Adaptado.
13. (UPE) No trecho:
“Isso significa que entre as mercadorias de compra planejada, como o
leite e o açúcar, entre outros, devem ser colocadas outras mercadorias, não
programadas, que atraiam a atenção do consumidor.” (3º parágrafo), observa-se que o pronome isso é um elemento coesivo que
A)
indica ordenação de ideias no texto.
B)
reafirma o que foi dito.
C)
indica uma oposição de ideias.
D)
traz uma alternância de ideias.
E)
sintetiza e inicia uma conclusão.
Gabarito: E
O
pronome demonstrativo isso exerce uma
função resumitiva, ele reúne (sintetiza) os trechos iniciados por “Em primeiro lugar...” e “Por outro lado...” para arrematá-los,
concluir o raciocínio.
Temos,
assim, um caso de coesão anafórica – quando um pronome se refere a um termo
anterior a ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário