domingo, 8 de janeiro de 2012

Resolução Comentada - PCR (Professor I) - Questão 13


Texto I para as questões de 11 a 15.

Consumismo

[...]
Para planejar melhor suas vendas - e fazer com que as pessoas consumam mais -, os super-mercadistas já dispõem de algumas informações. Em primeiro lugar, sabem que o consumidor permanece durante uma média de 40 minutos dentro do supermercado, onde são apresentados de 4 a 6 mil produtos. Dessa forma, o consumidor só conta com alguns segundos para registrar tudo o que vê e decidir o que comprar. Por outro lado, sabe-se também que 50% dos produtos vendidos em supermercados são comprados por impulso. Isso significa que entre as mercadorias de compra planejada, como o leite e o açúcar, entre outros, devem ser colocadas outras mercadorias, não programadas, que atraiam a atenção do consumidor.
[...]

(Istoé Tudo - o livro do conhecimento. São Paulo: Três, s.d. p. 174-7. In:(AMARAL, E. (et al). Novas Palavras. São Paulo: FTD,  2003.).Adaptado.


13. (UPE) No trecho:Isso significa que entre as mercadorias de compra planejada, como o leite e o açúcar, entre outros, devem ser colocadas outras mercadorias, não programadas, que atraiam a atenção do consumidor.” (3º parágrafo), observa-se que o pronome isso é um elemento coesivo que

A) indica ordenação de ideias no texto.
B) reafirma o que foi dito.
C) indica uma oposição de ideias.
D) traz uma alternância de ideias.
E) sintetiza e inicia uma conclusão.


Gabarito: E

O pronome demonstrativo isso exerce uma função resumitiva, ele reúne (sintetiza) os trechos iniciados por “Em primeiro lugar...” e “Por outro lado...” para arrematá-los, concluir o raciocínio.
Temos, assim, um caso de coesão anafórica – quando um pronome se refere a um termo anterior a ele. 

Nenhum comentário: