sexta-feira, 2 de julho de 2010

Da Vinci, Mona Lisa e a técnica da perspectiva

Mona Lisa (1503 - 1507)




Assim que o visitante adentra a sala em que está a Mona Lisa, no Museu do Louvre, em Paris, logo percebe que os olhos da personagem retratada por Da Vinci o o perseguem por toda parte. Esse fenômeno de ótica não é específico desse quadro. Com muitos outros, da época, acontece a mesma coisa. Isso só foi possível graças aos avanços que as ciências tiveram nesse período, principalmente a matemática e a geometria.


A Mona Lisa também incorpora outra conquista da pintura da época: a técnica da perspectiva. Antes do Renascimento, as pinturas não apresentavam profundidade - as figuras eram retratadas sobre planos fixos e vazios. Já no quadro de Da Vinci, ao fundo, há um cenário natural que se desdobra em vários planos, dando a noção de profundidade. A técnica da perspectiva também é resultado dos estudos de geometria da época e vem sendo utilizada até hoje na pintura.





Fonte: William Cereja e Thereza Cochar.

Nenhum comentário: