Nem sempre a ideia de trabalho esteve ligada a algo que dignificasse o homem. Na sua origem, a palavra trabalho estava relacionada à ideia de tortura, de sofrimento.
O substantivo trabalho provém da palavra latina tripalium, que, por sua vez, tem origem em tri (três) + palus (pau). O tripalium era um instrumento formado por três paus fincados no chão no qual os romanos torturavam os escravos. O verbo trabalhar provém do verbo latino tripaliare, que significava torturar com o tripalium.
A ideia de trabalho como algo que causa dor e sofrimento está presente em nossa língua em expressões como "está trabalhando feito um condenado", "isso dá muito trabalho" e "deu uma trabalheira danada".
Fonte: Ernani Terra.
Um comentário:
Caro professor Tiago Lira, venho lhes informar que acabei de criar um blog: www.fechandoaprova.blogspot.com logo será: www.fechandoaprova.com.
Eu tenho acesso aos livros do prevup e achei seu blog lá. Bem, quero que saiba que estou digitando algumas coisas daquela apostila e postando no site, porém estou atribuindo devidamente os créditos do autor, você.
Gostaria de saber se você quer ser um dos administradores do site.
Espero sua resposta em meu E-mail: mdoficial@hotmail.com, me chamo Diego Martins, moro em Jaboatão dos Guararapes - PE.
Obrigado por ter lido tudo!
Postar um comentário