quarta-feira, 21 de abril de 2010

Canção do exílio: aspectos interessantes

Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

(Gonçalves Dias em Primeiros cantos - 1847)


1. Quanto ao aspecto formal, observe os vários recursos utilizados pelo poeta para obter o ritmo e a musicalidade: os versos são redondilhas maiores (sete sílabas poéticas); a rima oxítona é bem marcada (lá, cá, sabiá).

2. Aurélio Buarque de Holanda fez uma brilhante análise estilística da "Canção do exílio"; entre outros aspectos levantados pelo crítico, está a total ausência de adjetivos qualificativos, apesar de ser um texto de profunda exaltação da pátria.

3. Em 1909, Osório Duarque Estrada venceu um concurso instituído para a escolha da letra do Hino Nacional. Compare a segunda estrofe da "Canção do exílio" com a seguinte passagem do Hino Nacional:

“Teus risonhos, lindos

campos, têm mais flores;

Nossos bosques têm mais vida,

nossa vida no teu seio,

mais amores.”

Fonte: José de Nicola.

Nenhum comentário: